


NOSSA HISTÓRIA
A História tem o seu início muito antes de 1954, onde em Parque Fluminense tinha-se conhecimento do Ponto de Pregação pertencente ao Campo da Assembléia de Deus Central de Duque de Caxias.
No dia 04 de Outubro de 1954 o ponto de pregação é reconhecido como congregação da Assembléia de Deus Central de Duque de Caxias, tendo como seu primeiro Pastor o irmão Manoel Francisco.
Nesta mesma congregação de Parque Fluminense em 1966, o Presbítero Casimiro foi levantado Pastor. Ele já assumia a Igreja desde 1965 com a saída do Pr. Manoel Francisco.
No dia 14 de Maio de 1967 o Ministério Central de Duque de Caxias liderada pelo Pr. Júlio Henrique emancipa a congregação de Parque Fluminense. O Pr. Casimiro assume e registra o ministério de Parque Fluminense.
O Pr. Casimiro assume o ministério de Parque Fluminense tendo como congregações: Magé, Lote XV, Wona e Nova Sião. A igreja possuía pontos de pregação no Parque Alvorada, Nova Canaã, Parque Panorama e Parque dos Ferreiras. Em 1979 o Pr. Casimiro é Jubilado e o Pr. Caleb assume a presidência em 13 de maio de 1979.
Os pontos de pregação se fortaleceram e as Congregações de Parque Alvorada, Nova Canaã, Parque Panorama e Parque dos Ferreiras foram inauguradas. Assim como também a congregação em Lambari – MG e Cachoeirinha em Piabetá, neste período a Congregação em Parque dos Ferreiras foi emancipada.
Após a pastorado do Pastor Casimiro, assume a direção da Igreja em Parque Fluminense o Pastor Caleb seu filho.
Em 20 de Dezembro de 1998 o Pr. Caleb foi jubilado juntamente com a emancipação da congregação de Lambari em Minas Gerais onde assumiu a mesma.
Em 19 de Fevereiro de 1999 o Pr. Geraldo Milato assume a presidência do campo implantando uma Nova Diretoria.
Nesta fase, a presidência juntamente com a diretoria emancipa a Congregação de Magé em 2004 e extingue a Congregação de Cachoeirinha em 2009.
Na gestão do Pr. Geraldo Milato três novas Congregações são inauguradas. São elas: Ebenézer, Nova Jerusalém e Porta Formosa.
No dia 18 de Novembro de 2012 o Pr. Geraldo Milato é jubilado e a presidência do ministério é assumida em 18 de Novembro de 2012 pelo Pastor Ednaldo José dos Santos (atual presidente do Ministério ADPAF), tendo assim um novo corpo de Diretoria. A atual Diretoria possuindo 9 membros na ajuda do crescimento da Obra do Reino e da Igreja.
No presente ano (2018) o ministério ADPAF possui o Templo Sede e mais 8 Congregações, as quais são:
Lote XV, Parque Panorama, Parque Alvorada, Nova Canaã, Nova Sião, Wona, Ebenézer e Porta Formosa.
Os Departamentos que envolvem todo o campo do Ministério de Parque Fluminense são:
UFADPAF - (União Feminina da Assembleia de Deus Parque Fluminense)
UMADPAF - (União de Mocidade da Assembleia de Deus Parque Fluminense)
UNIADPAF - (União Infantil da Assembleia de Deus Parque Fluminense)
UHADPAF - (União de Homens da Assembleia de Deus em Parque Fluminense)
SEVAMI - (Secretaria de Evangelismo e Missões da ADPAF)
MÚSICA (Orquestra; Coral e Min. de Louvor)
E.B.D. - (Escola Bíblica Dominical)
Ação Social - (Assistência Social da Igreja)
Família (Departamento que cuida das Famílias da Igreja)